MEMORIACCUFG

Memória: Relembre a inauguração do Centro Cultural UFG

Centro Cultural UFG foi inaugurado com exposição de arte contemporânea, relembre o momento histórico

 

Texto: Gabriel Nonato de Almeida Silva

Imagens: Acervo CCUFG

O Centro Cultural UFG (CCUFG) foi inaugurado oficialmente em 09 de dezembro de 2010 com a exposição “Arte Contemporânea no Acervo UFG", como parte da programação de comemoração do cinquentenário da UFG. A exposição de inauguração apresentou uma amostragem do acervo que possuía na época. O CCUFG foi concebido para abrigar a criação artística contemporânea e atuar como instituição comprometida com a formação da memória coletiva por meio de atividades relacionadas a várias áreas artísticas, como artes visuais, música, teatro, dança, audiovisual e performances.

 

Abertura_Exposição

 

A exposição exibiu parte da reserva técnica da universidade, que contava com 222 obras, entre desenhos, pinturas, gravuras, objetos, esculturas, instalações, fotografias e videoartes. Montada sob a curadoria do diretor do espaço até o momento, Carlos Sena (falecido em 2015), que também acumulava o cargo de coordenador de Artes Visuais, a mostra apresentou 36 obras de 32 artistas diferentes que têm alguma ligação com Goiás.

 

MEMORIA05

 

O curador decidiu representar três grupos diferentes de artistas contemporâneos: um grupo de artistas goianos em atividade, outro de artistas goianos vivendo em outras partes do mundo e um último de artistas de fora que em algum momento da carreira passaram por Goiás. Todas as produções exibidas são obras desenvolvidas a partir dos anos 90.

 

Entre os artistas presentes na mostra estavam nomes como Bené Fonteles, Siron Franco, Elder Rocha, Pitágoras, Julio Ghiorzi, Ana Maria Pacheco, Fabiano Gonper, Marcelo Moscheta, Divino Sobral, Helio Eudoro, Hugo Houayek e ZéCésar. A exposição ficou em cartaz até 28 de janeiro de 2011.

 

MEMORIA09

 

A programação inaugural continuou nos dias posteriores com a apresentação do espetáculo “Tão Próximo”, da Quasar Cia de Dança, no dia 10, uma conversa com os autores e o lançamento do livro “Vida é um souvenir made in Hong Kong”, de Zeca Baleiro e Roger Mello, no dia 13, e o evento de lançamento coletivo do livro “Universidade Federal de Goiás: imagens e memórias”, da Revista UFG, no dia 14.

 

 

Categorias: Noticia Memória