Weby shortcut

APRESENTAÇÃO

Atualizado em 28/06/19 15:13.

O Centro Cultural UFG - CCUFG é um Órgão Suplementar da Regional Goiânia da Universidade Federal de Goiás - UFG, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PROEC, e tem por finalidade precípua reunir, documentar, conservar, expor, apresentar e divulgar atividades ligadas a diversas áreas artísticas: artes visuais, música, teatro, dança, literatura, audiovisual e performances, bem como, realizar outras atividades culturais e artísticas.

Localizado na Campus Colemar Natal e Silva da UFG (Praça Universitária), o CCUFG foi criado a partir de uma grande reforma nas instalações físicas do antigo Espaço Cultural da UFG e reinaugurado com uma nova concepção de seu uso como aparelho cultural. O processo de transformação do Espaço Cultural da UFG em Centro Cultural UFG durou 5 anos e exigiu um grande investimento.

foto_Helio_Sperandio-01 - Apresentação do CCUFG.jpg Foto: Helio Sperandio

O projeto arquitetônico, assinado por Fernando Simon, possui características minimalistas e sofisticadas que aliam plasticidade com funcionalidade. Estas características arquitetônicas acentuam o caráter simbólico do edifício, sugerindo a ideia de um container utilizado para comportar a criação artística contemporânea. Possui duas salas expositivas, reserva técnica do acervo, sala de ação educativa, sala modular de apresentações artísticas (teatro) e laboratório práticas artísticas, camarins, dependências administrativas e pátio multiuso. Sua programação está dedicada a exibições de artes visuais, teatro, dança, música, eventos literários e ações educacionais em arte.

O CCUFG tem equipes que se encarregam de programar, produzir, gerir e comunicar as atividades culturais. Em junho de 2016, essas áreas foram divididas em três núcleos estruturantes: Música e Artes Cênicas, Artes Visuais, Intercâmbio e Ações Educativas.

O CCUFG foi inaugurado no dia 09 de dezembro de 2010, com a exposição “Arte Contemporânea – Acervo UFG”, por ocasião das comemorações do cinquentenário da UFG, com curadoria assinada pelo primeiro Diretor e um dos idealizadores do CCUFG, o artista plástico Carlos Sena Passos. Após oito anos desde sua inauguração, o CCUFG mantém uma programação cultural intensa, que inclui exposições, peças, shows, palestras, oficinas, ações educativas e visitas dialogadas, que visam atender às demandas do público visitante.