Apresentação do Centro Cultural UFG

Em 16/05/16 12:37 Atualizada em 24/03/23 14:14

O Centro Cultural UFG é um órgão suplementar da Universidade Federal de Goiás (UFG), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, e tem como finalidade documentar, conservar, expor e divulgar atividades ligadas a diversas áreas artísticas. Está localizado na Avenida Universitária, nº 1533, no St. Leste Universitário em Goiânia, em frente à Praça Universitária. Possui um prédio minimalista e sofisticado assinado pelo arquiteto Fernando Simon e conta com duas salas expositivas, reserva técnica do acervo, sala de ação educativa, teatro modular de apresentações artísticas, laboratório práticas artísticas (Sala de Dança), camarins, dependências administrativas e pátio multiuso, além de uma equipe dedicada a programar, produzir, gerir e comunicar as atividades culturais.

Fachada_CCUFG Foto: Gabriel Nonato de Almeida Silva

Criação e fundação

O Centro Cultural UFG (Universidade Federal de Goiás) está situado junto à Praça Universitária, em Goiânia. A capital do estado de Goiás conta com pouco mais de 1,5 milhões de habitantes onde predominam atividades da administração pública municipal e estadual, centros universitários, prestação de serviços e pequenas indústrias. A Praça Universitária está situada a pouco mais de 1km do centro histórico da cidade e constitui um espaço de convívio para a coletividade e sobretudo a comunidade universitária da UFG e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Localização CCUFG

Mapa: Google Maps/Gabriel Nonato de Almeida Silva

O terreno disponibilizado para a construção do Centro Cultural UFG está situado em uma esquina voltada para a praça. No terreno havia um galpão, no qual funcionava uma oficina de manutenção de veículos e um depósito da Universidade Federal. Posteriormente o galpão foi cedido para abrigar, de modo provisório, atividades artísticas. Por meio de um processo de reconversão arquitetônica, o antigo galpão foi adaptado para possibilitar a instalação de um espaço cultural voltado às artes cênicas, artes plásticas e visuais, dança, música e oficinas experimentais de arte contemporânea voltada à comunidade em geral.

Rascunho Arquitetura CCUFG Rascunho_Arquitetura CCUFG

Rascunhos: Fernando Simon

Com um projeto arquitetônico assinado por Fernando Simon, o CCUFG possui uma aparência elegante e sofisticada, que combina funcionalidade e beleza. As características arquitetônicas destacam o simbolismo do edifício, sugerindo a ideia de um container para abrigar a criação artística contemporânea. No sentido de aproveitar o pé direito de oito metros já existente, foram propostos três pavimentos: térreo, superior e andar técnico. O piso térreo abriga a maior parte do programa de ambientes necessários ao funcionamento do Centro Cultural UFG, onde se instalam as portarias de acesso, a sala de espetáculos e seus ambientes de apoio, as salas de exposições e seus ambientes de apoio, e o conjunto de ambientes destinados a administração.

Projeto CCUFG2

Projeto Arquitetônico: Fernando Simon

A ambientação interna resulta da espacialidade gerada pela concepção arquitetônica que optou por estruturar os espaços internos por meio de elementos metálicos aparentes adotando a cor preta e branca para caracterizar o ambiente da sala de espetáculos e das salas de exposições respectivamente. No caso da sala de espetáculos, a cor preta tem a função de valorizar as encenações e a iluminação cênica; já nas salas de exposições foi utilizada a cor branca para neutralizar o ambiente e refletir a luz, valorizando as obras expostas.

A inauguração do CCUFG ocorreu no dia 09 de dezembro de 2010 com a exposição “Arte Contemporânea no Acervo UFG" como parte da programação de comemoração do cinquentenário da UFG.

MEMORIA07

Foto: Acervo CCUFG

Configurações espaciais

As salas de exposições (Galeria 1 e 2) são dedicadas à e permitem a instalação de obras de pequeno, médio e grande porte devido à altura média do edifício de oito metros (Obras de grande porte que sejam desmontáveis). Possui uma passarela transversal acima das duas galerias, dividindo os ambientes, e proporcionando perspectivas e percepções diversificadas das obras expostas. Por conta do caráter interativo do conceito do CCUFG, durante as exposições podem ser realizadas palestras e visitas orientadas correspondentes às modalidades experienciadas, além de ser possível a realização de oficinas que ampliem o contato do público para com as exposições.

GALERIA CCUFG PassarelaCCUFG

Fotos: Acervo CCUFG

O teatro tem uma configuração modular que permite diferentes arranjos de palco, possibilitando espetáculos que requerem interação entre atores e público, inclusive em encenações experimentais e de vanguarda. Além disso, possui grandes portais que conectam a sala de espetáculos ao pátio, permitindo que o espetáculo migre para o espaço externo e vice-versa sempre que desejável. Com essas características, o Teatro CCUFG é um espaço dinâmico e versátil para a realização de eventos culturais de alta qualidade.

DSC_0400 (1 TeatroCCUFG9 20230223_111829

Fotos (da esquerda para a direita):  Imagem 1: Acervo CCUFG - Imagem 2 e 3: Gabriel Nonato de Almeida Silva

Complementando o espaço, o CCUFG possui laboratório de práticas artísticas (sala de dança), localizada ao lado do teatro, sala de ação educativa e uma sala com paredes de vidro para pequenas exposições, ambas localizadas no pavilhão superior do CCUFG. Estes espaços são destinados a atividades que visam incentivar, por experimentação, o interesse pela arte. No andar técnico encontram-se as passarelas de manutenção de iluminação cênica, equipamentos de som, galeria de ar condicionado e instalações hidráulicas, elétricas, telefônicas, prevenção de incêndio e lógica.

Veja abaixo a ficha técnica do Projeto CCUFG

Pavimento superior: 1053,24 m²

Pavimento técnico: 345,65 m²

Área da sala de espetáculos: 330,72 m² / Lotação máxima: 180 pessoas